site_hero-02-01.jpg

WORKSHOP

Desenhando
Audiências

Quem são seus públicos?

Aulas de 18 a 29 de julho

MAIS-cabecas_-01_edited_edited.png
cabecas_brancas-04_edited.png

QUEM PODE SE INSCREVER?

Ao todo, serão disponibilizadas 50 vagas para pessoas residentes no Brasil.

O workshop é voltado a estudantes e profissionais do mercado audiovisual brasileiro.

QUANDO E ONDE?

As aulas acontecerão no formato online, pelo aplicativo do Zoom, no mês de julho, com o seguinte cronograma*:

cabecas_roxs-07.png
cabecas_brancas-05.png
cabecas_roxs-01.png

O QUE É?

O Workshop “Desenhando Audiências - Quem são seus públicos?" é  um espaço de formação, gratuito e online, voltado a estudantes e profissionais do mercado audiovisual brasileiro. Em 06 encontros, que acontecerão em Julho, vamos expor conceitos, métodos e abordagens, possibilitando pensar em estratégias sólidas de distribuição desde o desenvolvimento dos projetos. 

AULAS

18/07 - AULA INAUGURAL
Segunda-feira - 19h às 21h*

Desenho de Audiência -
Quando começa a distribuição?

Quem são os nossos públicos durante a realização de um projeto audiovisual? Porque é importante dialogarmos com eles desde os momentos iniciais da gestão de um projeto? Nesta aula, será apresentado mais sobre o Desenho de Audiência, metodologia colaborativa, que aproxima a distribuição da produção, para trabalhar as audiências desde a etapa de desenvolvimento dos projetos.  Contribuindo para uma construção sólida e forte do planejamento de distribuição do seu projeto.

Participação
Marina Tarabay  (SP)

Mediação
Talita Arruda (BA)

22/07 - DIA 2
Sexta-feira - 19h às 21h*

Presença em Laboratórios e Ambientes de Mercado

Fortalecer os espaços de desenvolvimento dos projetos, como laboratórios, ações formativas e eventos de mercado nacionais e internacionais é peça chave para seguirmos na construção de um audiovisual brasileiro sustentável. Ambientes mercadológicos promovem, orientam e potencializam os projetos em desenvolvimento. É também onde estreitamos as redes de trabalho e atuação, não só para os projetos mas também para as equipes de realização.

Participação

Rossana Giesteira (RJ - Doc Society) e
Rafael Sampaio (SP - BrLab)

Mediação
Vania Lima (BA - BRAVI)

20/07 - DIA 1
QUARTA - 19h às 21h*

Distribuição em diálogo com a Produção Audiovisual

Neste encontro conversaremos sobre as relações entre distribuidoras e produtoras, dentro do ecossistema audiovisual. Representadas pela ANDAI – Associação Nacional dos Distribuidores do Audiovisual Independente, abordaremos as estratégias das empresas de distribuição brasileiras, detalhando os planejamentos de lançamentos e modelos de negociação das obras comercializadas. Numa ação de fortalecimento do diálogo transparente e próximo da distribuição com a produção audiovisual nacional.

Participação
Felipe Lopes (RJ - Vitrine Filmes) e
Paula Gomes (PR - Olhar de Cinema) 

Mediação
Letícia Friedrich (SP - Boulevard Filmes)

27/07 - DIA 4
Quarta-feira - 19h às 21h*

Programar Filmes nas Salas de Cinemas

Temos hoje mais de 3500 salas de cinemas, mas ainda há um descompasso na bilheteria e permanência dos filmes brasileiros em cartaz. Recentemente voltamos a ter alguns títulos brasileiros com mais de 500 mil espectadores, o que evidencia o poder do encontro e da vivência coletiva das salas de cinema. Nessa conversa, aprenderemos mais da dinâmica de programação nas salas de cinema, os desafios para disponibilizar os filmes comercializados e seu papel na contínua formação de plateias.

Participação
Adhemar Oliveira (SP - Espaço Itaú) e Kênia Freitas (CE - Dragão)

Mediação
Papo de Cinema (RS)

Como os festivais interferem na recepção dos filmes no mercado audiovisual e na carreira de suas equipes? Qual a importância de escolher um festival de estreia para seu filme? Quais festivais costumamos frequentar e considerar mais significativos? Como podemos tensionar as práticas curatoriais dos festivais? Os públicos dos festivais conversam com os filmes da mesma forma que as audiências das salas de cinema e plataformas? Nesse encontro discutiremos estes e outros pontos importantes sobre o circuito de exibição e circulação dos Festivais. A participação de Thiago Macêdo Correia faz parte do Paradiso Multiplica, ação de difusão de conhecimento dos profissionais beneficiados por apoios do Projeto Paradiso.

Participação
Lila Foster (DF), Daniela Marinho (DF) e Lídia Damatto (O2 Play  - SP) 

Mediação
Thiago Macêdo Correia (MG - Filmes de Plástico)

25/07 - DIA 3
Segunda-feira - 19h às 21h*

Estratégias e práticas dos Festivais de Cinema

29/07 - DIA 5
Sexta-feira - 19h às 21h*

Licenciamentos e Janelas de Mercado

O impacto das plataformas de streaming, as novas formas de consumo do audiovisual e as dinâmicas mais flexíveis entre as telas de exibição nos obrigam a revisitar as estratégias da distribuição. Neste encontro serão abordadas como estas mudanças afetaram as condutas no mercado, as práticas nos modelos de negociação e a nossa comunicação com os públicos finais. A participação de Simone Oliveira faz parte do Paradiso Multiplica, ação de difusão de conhecimento dos profissionais beneficiados por bolsas do Projeto Paradiso.

Participação
Igor Kupstas (SP- O2 Play) e Paula Gastaud (Sofá Digital - SP)

Mediação
Simone Oliveira (RJ - Globo Filmes)

EQUIPE

REALIZAÇÃO  Boulevard Filmes

COORDENAÇÃO Letícia Friedrich

CURADORIA  Talita Arruda

ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO João Saldanha

ASSESSORIA DE IMPRENSA Paula Ferraz 

DESIGN GRÁFICO  Silvana Andrade

barra_logos-08.png